Eleições: pequeno guia

(Publicado no jornal Metro, 2/6/2011)

Quem levasse a sério alguns políticos e opinião publicada em Portugal poderia sinceramente crer no que eles dizem: que estas são as primeiras eleições em décadas oferecendo uma alternativa clara entre PS e PSD. Por mim, prefiro a ideia do combate de histerismos. Alguma direita, sempre histérica e pronta a proclamar rupturas com este “regime de esquerda”, descobriu no moderadíssimo (excepto quando toca a pêlos púbicos) Prof. Catroga um revolucionário. No que é secundada pela esquerda, sempre histérica e em defesa da democracia e do Estado Social, e que vê neste PSD o coveiro disso tudo. Muito francamente: o programa do PSD é uma tentativa suave de salvar o Estado Social. O PS aplicá-lo-ia se viesse a governar.

Mas mesmo que houvesse grande combate ideológico, o dia 5 de Junho ameaça esborratá-lo todo, em resultado da mercearia parlamentar que se avizinha, a confirmarem-se as projecções das várias sondagens, em que o PSD ganha mas sem formar Governo sozinho. Eis um pequeno roteiro com as hipóteses para o dia:

PSD ganha e faz maioria com CDS: logo aparecerão os “senadores da pátria” e a opinião respeitável pedindo-lhes para acomodarem o PS, em nome da “gravidade da situação”; claro que se o PS não entrar transformar-se-á no partido anti-fascista que sempre é na oposição, alinhando com BE e PCP; tudo dependerá da capacidade da “maioria de direita” para governar por si própria ou ser insensível aos cantos de sereia;

PSD ganha e não consegue maioria com o CDS: logo aparecerão os “senadores da pátria” e a opinião respeitável pedindo o Bloco Central (talvez até incluindo o CDS), em nome da “gravidade da situação”; o PSD era bem capaz de aceitar;

PS ganha: logo aparecerão os “senadores da pátria” e a opinião respeitável pedindo o Bloco Central (talvez até incluindo o CDS), em nome da “gravidade da situação”; ninguém está a ver Sócrates a aceitar isto (ou os outros a aceitarem Sócrates); é o impasse.

Esqueçamos o combate ideológico. É sobre isto que vão ser as eleições.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: