Estado nacional

(Publicado no jornal Metro, 26/5/2011)

Os inspiradores motes da campanha do PS são “defender Portugal” e “defender o Estado Social”. Trata-se de uma “narrativa” (cá está…) um pouco delirante. Deve ser para defender o Estado Social que se congelam pensões, cortam subsídios de desemprego e aumentam impostos. E deve ter sido para defender Portugal que se atrasou o pedido de ajuda externa, assim acrescentando à conta do Orçamento milhões em juros que subiam dia a dia. E deve também ser em defesa de ambas as coisas que se arenga contra o “africanista de Massamá”. Em si, o lapso (?!) racista foi interessante. Mas mais interessante ainda foi o espectacular silêncio da esquerda que se seguiu. João Pereira Coutinho notou muito bem a hipocrisia. O famoso “Dia da Raça” de Cavaco, ou a não menos famosa homenagem aos veteranos da “Guerra do Ultramar”, deram direito a semanas de opiniões indignadas. Que ainda hoje reaparecem quando convém. Já sobre o “africanista de Massamá” não se ouve nada.

Também deve ser em defesa de Portugal e do Estado Social que se arregimentam uns emigrantes à porta das embaixadas para a campanha. Em imagens reminiscentes do cortejo de Gungunhana pelas ruas de Lisboa, deprime ver uns homens de turbante transformados em pequenos palhaços com t-shirts em que asseguram “defender Portugal”. Eles que não falam português, não têm capacidade para votar e foram pagos à refeição e promessas de legalização. Tudo em nome do homem que verte uma lágrima furtiva pelas Novas Oportunidades e acusa o PSD de (pelo menos na Educação) querer voltar ao período “anterior ao 25 de Abril” (se até Sócrates tem de usar a estafada técnica do anti-fascismo é porque algo vai muito mal). Raramente em Portugal se atingiu um nível tão baixo na degradação da democracia, no populismo e na demagogia. Para citar outro alto dignitário do partido: raramente o nível foi tão “foleiro”.

O PS tem demasiadas responsabilidades na construção da democracia portuguesa para se deixar cair nesta vida degradada e degradante.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: