Mistério ou talvez não

(Publicado no jornal Metro, 7/4/2011)

O grande mistério da vida política actual é porque “não pega” o PSD. O país já não está à beira do abismo; vai em plena queda. Mais precisamente, Portugal atravessa a sua maior crise desde 1975 e o Governo descredibiliza-se dia após dia. Há muito, portanto, que o eleitorado deveria ter dado sinais de querer punir exemplarmente o Governo em funções e o partido que o suporta, passando o seu voto para a alternativa mais organizada disponível. Mas nada disso se passa. Neste momento não se trata sequer de imaginar o PSD a ganhar apenas com maioria simples (ainda o cenário mais provável). Trata-se de não ser inconcebível o PS ganhar outra vez. Porque não pega o PSD?

Certamente não ajudará o tradicional espectáculo fratricida a que continua a dedicar-se. Com o PS apenas à espera de um piparote para sair do caminho e o novo líder a querer afirmar-se, apareceu logo uma tropa interna a propor um “bloco central”. É difícil imaginar facada pior. Mas também não ajudará o ar de completa impreparação com que chega a esta fase do ciclo político. Não se conhecem ideias nem programa. As ideias, parece que era para virem da sociedade civil, através de um grande evento mediático reunindo “talentos” da área. O evento resumiu-se, afinal, a dois anónimos dias no Porto. O programa consta que está a ser redigido em segredo algures por aí. Entretanto, faltam só dois meses para as eleições e aquilo que sabemos do actual PSD é que já quis rever muito profundamente a Constituição e já não quer; que já quis privatizar totalmente a CGD e agora só quer parcialmente; que já quis subir o IVA e agora já não quer; que admite qualquer coisa de privado na Saúde e na Educação, mas não dá explicação do que seja ou de como o vai fazer.

O ar amadorístico disto tudo levará muitos eleitores a perguntar-se se vale a pena votar no PSD. Já não têm muito tempo para mudar esta impressão. Será que estão à espera que o Governo seja derrubado não por si mas pelo FMI?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: