A oposição é o FMI

(Publicado no jornal Metro, 13/1/2011)

Parece que a oposição em Portugal agora é o “FMI”. Os líderes do PSD e do CDS já explicaram que se o “’FMI’ entrar” no país será um grave falhanço do Governo, que obrigará a eleições antecipadas. Só uma pessoa tem o poder para as convocar: o Presidente da República. Neste sentido, PSD e CDS não estão a ajudar à campanha do seu candidato. Caso o PS quisesse realmente eleger Manuel Alegre, já andaria a cavalgar a sintonia entre os partidos da direita e o candidato da direita. Mesmo que não existisse (e não exista).

Seja como for, o mote está dado para o dia seguinte à eleição presidencial. PSD e CDS não vão largar o próximo Presidente, que vai ter de manter a cabeça fria. Caso ele fosse uma espécie de Presidente Sampaio da direita, provavelmente dissolvia a assembleia mal pudesse, e com mais forte razão, uma vez que agora não há maioria absoluta. Mas imaginemos que das hipotéticas eleições resultava outro parlamento com maioria relativa, mesmo com mais votos no PSD e no CDS. Seria o envenenamento da vida política, com a direita a ter legitimidade para governar e a esquerda a ter legitimidade para não deixar governar. Os próprios PSD e CDS deveriam pensar bem antes de se precipitarem sobre o Presidente a pedir eleições.

Quanto ao PS, o mote também está dado: evitar até à última a tal “entrada” do impropriamente chamado “FMI” (trata-se do auxílio do fundo de estabilização do euro, combinado com o FMI) que corresponderia à certificação do seu “falhanço”, e apelar ao “bom senso” do futuro Presidente da República. É por aqui que vamos andar nos próximos tempos, podendo tudo precipitar-se rapidamente. À hora a que escrevo, não se sabe ainda o resultado da venda de dívida pública desta semana. Mas um preço elevado vai trazer novas pressões para que o Governo aceite a “entrada” do “FMI”. Tudo em plena campanha presidencial, enquanto o sistema político está paralisado. Mas mesmo quando deixar de estar (com um novo Presidente), vamos ter um princípio de ano animado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: