A vitória da Holanda

(Publicado no jornal Metro, 15/7/2010)

Quase todas as equipas de futebol hoje procuram jogar uma versão do futebol holandês de finais dos anos 60-princípios dos anos 70, uma mistura de circulação permanente de bola, pressão individual e, depois, um ou dois jogadores atacantes capazes de rasgos individuais e de marcar golos. A equipa que melhor interpreta isso hoje em dia é a Espanha. Na realidade, é o Barcelona, de que a selecção espanhola é uma derivação. Mas o Barcelona é uma equipa holandesa há quarenta anos. Tudo começou quando o inventor do futebol holandês dos anos 70, Rinus Michels, foi para lá treinar em 1971, levando dois anos mais tarde o melhor jogador holandês de sempre (e um dos melhores da história do futebol em geral), Johann Cruijff. Cruijff acabou por ficar em Barcelona, treinar o clube, ser seu dirigente e ter um filho chamado Jordi, assim inaugurando uma dinastia holandesa (Neeskens, van Gaal, Rijkaard, Koeman…), de que o actual treinador Pep Guardiola é um produto. O “tiqui-taca” é uma invenção holandesa.

Em contrapartida, o futebol espanhol enquanto tal sempre foi um pouco incaracterístico. O grande futebol espanhol é o dos clubes, que já nos anos 50 funcionavam como hoje a maior parte dos clubes europeus, ou seja, importando os melhores jogadores estrangeiros, como quando o Real Madrid assegurou Puskas, Di Stefano, Rial ou Kopa. Por isso a selecção espanhola nunca foi grande coisa, excepto agora, que é o Barcelona com outra camisola.

Eu vi jogar a Holanda de 1974 (é o primeiro Mundial de que me lembro), e quem não viu devia ter visto. Esta selecção espanhola é apenas um seu simulacro. A Holanda de 74 (ou a do Euro 88) não se limitava a fazer “tiqui-taca” (algo insuportável ao fim de 45 minutos). Os melhores jogadores espanhóis, Xavi e Iniesta, parecem autómatos programados para jogar bem futebol. A Holanda já não joga tanto à holandesa. A Espanha é uma versão pobre do futebol holandês de décadas passadas. Ganhou a Espanha, mas ganhou o futebol holandês.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: