Biblioteca Nacional

(Publicado no Jornal Metro, 8/7/2010)

A Biblioteca Nacional de Lisboa é uma espécie de laboratório para investigadores em História e ciências sociais. Teses de mestrado e doutoramento, projectos científicos diversos (muitos deles financiados pelo Estado, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia), socorreram-se, socorrem-se e socorrer-se-ão dos fundos lá existentes.

Há cerca de um mês, a direcção da Biblioteca Nacional anunciou o encerramento da sua sala de leitura geral, por motivo de obras, durante quase um ano (dez meses), e o da chamada secção de Reservados durante cinco meses. Reconheça-se que as obras são essenciais. Mas, por um lado, a prática das empreitadas públicas em Portugal caracteriza-se por atrasos proverbiais – ainda há dias o Tribunal de Contas fez-nos saber de atrasos de quatro anos. Por outro, quase um ano (ou mais…) de encerramento compromete o andamento de projectos científicos em curso, aliás já calendarizados. Não são apenas nacionais. São também internacionais (nos Estados Unidos, em Inglaterra, em França, em Espanha ou, sobretudo, no Brasil). Muitas das fontes utilizadas nesses projectos não existem em mais nenhuma instituição. Para além do encerramento por um período tão longo, custa a compreender a tomada desta decisão sem coordenação que se conheça com a comunidade científica do país. Eu, por exemplo, utilizador intensivo da instituição (por razões profissionais), soube primeiro por intermédio de um colega, e depois por uma notícia de jornal.

Um conjunto de utilizadores da biblioteca pôs a circular na Internet uma petição pedindo o adiamento do encerramento e outro faseamento dos trabalhos, não só de forma a precaver prazos já acordados como a permitir uma maior utilização da instituição durante o período de obras, algo que seria possível coordenando um acesso circunscrito a investigadores de acordo com as necessidades. Parece algo da mais simples razoabilidade. A petição está disponível no seguinte endereço: http://www.peticao.com.pt/encerramento-bnp.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: