Transparente

(Publicado no jornal Metro, 24/9/2009)

Começa tudo a ficar transparente. Perdida a hipótese de maioria absoluta com uma plataforma centrista, o PS optou pela dramatização da clivagem entre esquerda e direita. Daí a assunção tão clara das causas “fracturantes” e os convites à esquerda, alguns quase directos do Bloco de Esquerda. Daí também a súbita mansidão, e mesmo colaboracionismo, do próprio Bloco de Esquerda, talvez espreitando um papel especial (apalavrado?) num possível futuro governo ou parlamento. E daí a estratégia de confronto com o Presidente da República, não só tentando empurrá-lo para a direita como usando métodos de combate inéditos em Portugal, como se viu na última semana.

É uma estratégia de vitória garantida. Se das eleições de domingo sair uma solução de direita (previsivelmente frágil), a esquerda não lhe dará um minuto de descanso, ameaçando a sua viabilidade. O Presidente continuará a ser encostado à direita e as coisas só acalmarão quando essa solução for substituída. Se sair uma solução de esquerda (também frágil), o Presidente da República continuará a ser encostado à direita, continuará a ser provocado e passará a ser acusado de fautor da instabilidade governativa. A calma só regressará quando uma situação mais favorável for criada, se possível com um novo Presidente, agora bem de esquerda e obrigando Cavaco a recandidatar-se pela direita.

A estratégia defronta-se apenas com dois problemas. Por um lado, Cavaco não quer ser encostado à direita: por temperamento, mas também por necessidades de reeleição; por outro, no domingo há eleições e o soberano vai falar. E o soberano é imprevisível. Dependendo de qual seja o partido mais votado, das possibilidades de aliança e da respectiva solidez, vencerá a estratégia de polarização ou a de conciliação. Só assim se saberá qual o espaço de manobra deixado ao Presidente.

Se disto tudo ainda resultar uma democracia funcional podemos dar-nos por muito agradecidos.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: