O Zé tem razão

Aparentemente, o vereador Zé quer tirar os cartazes políticos do Marquês de Pombal. Quer também limpar muitas paredes de graffitis e quer ainda melhorar os espaços destinados a publicidade. Estou de acordo e sou insuspeito: não aprecio o Zé. Depois do escabeche que fez com o túnel do Marquês de Pombal, certamente custar-lhe-ia vir a reconhecer que o dito túnel se transformou num dos mais importantes instrumentos de ordenamento do tráfico no centro de Lisboa.

Mas tirar os cartazes do Marquês parece-me um mínimo de higiene pública. Não há nada pior do que cartazes políticos: gente feia (enfim, a Laurinda Alves é gira, mas a fotografia não a favorece), cores horríveis, slogans foleiros… O Marquês, depois de completado o Plano Carlos Ramos tornou-se numa bela praça modernista, com o enquadramento do parque e dos edifícios circundantes. Aqueles cartazes horripilantes dão cabo do bouquet. No outro dia disse isto a uma companhia apropriadamente de esquerda, que logo reagiu com o ar de “lá estás tu com as tuas reacionarices”. Talvez agora que o Zé defende o mesmo a opinião mude.

Os graffitis também. Claro que, há uns anos, quando se discutiram ideias parecidas, logo surgiram fantásticas diatribes contra o regresso do fascismo e o fim da liberdade de expressão. Parece que o Zé não acha isso. E eu acho bem.

O Zé também tem mobilizado recursos privados para investir nos parques de Lisboa, embora insuficientes, o que se vê pelo estado deplorável dos parques. Também acho bem o princípio. Claro que se fossem outros, o mesmo seria considerado uma óbvia concessão ao “neoliberalismo”. É o típico na esquerda: as ideias dos outros são todas sinistras e motivadas por razões sinistras, excepto quando passam a ser nossas.

Claro que o Zé nem sequer tem sido um bom vereador, o que mais uma vez se vê pelo estado dos parques. Mas desta vez tem razão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: