O Zé tem razão

Aparentemente, o vereador Zé quer tirar os cartazes políticos do Marquês de Pombal. Quer também limpar muitas paredes de graffitis e quer ainda melhorar os espaços destinados a publicidade. Estou de acordo e sou insuspeito: não aprecio o Zé. Depois do escabeche que fez com o túnel do Marquês de Pombal, certamente custar-lhe-ia vir a reconhecer que o dito túnel se transformou num dos mais importantes instrumentos de ordenamento do tráfico no centro de Lisboa.

Mas tirar os cartazes do Marquês parece-me um mínimo de higiene pública. Não há nada pior do que cartazes políticos: gente feia (enfim, a Laurinda Alves é gira, mas a fotografia não a favorece), cores horríveis, slogans foleiros… O Marquês, depois de completado o Plano Carlos Ramos tornou-se numa bela praça modernista, com o enquadramento do parque e dos edifícios circundantes. Aqueles cartazes horripilantes dão cabo do bouquet. No outro dia disse isto a uma companhia apropriadamente de esquerda, que logo reagiu com o ar de “lá estás tu com as tuas reacionarices”. Talvez agora que o Zé defende o mesmo a opinião mude.

Os graffitis também. Claro que, há uns anos, quando se discutiram ideias parecidas, logo surgiram fantásticas diatribes contra o regresso do fascismo e o fim da liberdade de expressão. Parece que o Zé não acha isso. E eu acho bem.

O Zé também tem mobilizado recursos privados para investir nos parques de Lisboa, embora insuficientes, o que se vê pelo estado deplorável dos parques. Também acho bem o princípio. Claro que se fossem outros, o mesmo seria considerado uma óbvia concessão ao “neoliberalismo”. É o típico na esquerda: as ideias dos outros são todas sinistras e motivadas por razões sinistras, excepto quando passam a ser nossas.

Claro que o Zé nem sequer tem sido um bom vereador, o que mais uma vez se vê pelo estado dos parques. Mas desta vez tem razão.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: