Excitação

Os euro-entusiastas andam muito excitados. Não só os líderes europeus se “uniram” para “evitar a crise” como ainda conseguem ir a Washington impor a Bush uma conferência internacional para “refazer o capitalismo”. Calma… Já há várias semanas que não ouço falar de salvações de bancos americanos. Quanto aos europeus, ainda ontem foram recapitalizados os seis maiores franceses e anteontem o Banco ING, holandês. Convém não esquecer: ao contrário do que diz Sarkozy (que esta é “uma crise americana”), esta é sobretudo uma crise europeia: o plano europeu de salvamento já vai em várias vezes o americano e, convém não esquecer outra vez, a “alavancagem” dos bancos europeus anda próximo do dobro da dos americanos.

Acima de tudo, este constante bater no peito europeu é mais uma arma de combate à crise. Ou seja, trata-se de um sinal de fraqueza, apesar das aparências em contrário. Trata-se de mais um sinal aos mercados para se acalmarem, porque a “Europa” está cá para os salvar. A verdade é que não está. Ou melhor, está mas já fez praticamente tudo o que podia fazer. Se mais alguma coisa corre mal, muito poucos instrumentos lhe restam. Esperemos que tudo continue mais ou menos bem.

Não quero ser moralista, mas já basta a crise. Este género de afirmação adolescente com que os euro-entusiastas se entretêm deprime ainda um pouco mais. E o pior é que correm o risco de serem vítimas da sua própria crença. Por exemplo, este editorial, que proclama uma vitória da Europa na crise, quase repete este outro, sobre o acelerador de partículas, que proclama uma vitória da Europa na ciência. Lembremo-nos: o acelerador de partículas parou uma semana depois de começar a funcionar e ainda hoje assim continua.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: